Agricultores de Salete participam de Seminário de Piscicultura

Na terça-feira (12) as 14h realizou-se nas dependências da Câmara de Vereadores de Salete um Seminário para apresentar o “Projeto Promovendo Piscicultura”, que possui a gestão da Pró Mover , a tecnologia do MAVIPI (Modelo Alto Vale de Piscicultura Integrada) e a parceria com a Associação ADEMAVIPI e Secretarias Municipais de Agricultura.

Esse foi o 17º Seminário de Piscicultura realizado pela equipe da Pró Mover pela região do Alto Vale do Itajaí. O objetivo dos encontros é fomentar o incentivo a piscicultura e reforçar a atividade da agricultura familiar. O projeto financiado pelo Governo Federal, Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) proporciona através da cultura do pescado garantia de renda, compromisso com o meio ambiente e mais qualidade de vida ao homem do campo.

No Seminário agricultores interessado puderam realizar o cadastramento para receber a visita do técnico agrícola da equipe do Núcleo “4”, Neimar de Souza, e do médico veterinário Marcos Paterno, que analisarão a propriedade para verificar se a mesma possui condições do manejo do pescado. Após a inspeção os qualificados são encaminhados para Seminário Regionais e Dias de Campos para assim aderir ao projeto.

De acordo com o técnico em piscicultura Claudemir Luiz Schappo a cultura do peixe não substituirá outra forma de renda, apenas agregará o ganho na produção agrícola. “Essa é mais uma forma de mantermos o agricultor e seu filho trabalhando no campo”, afirma. Schappo também passou dados técnicos do projeto, metas e a ideia de reativação da Associação de Piscicultura de Salete.

O evento em Salete contou com a participação de aproximadamente 40 agricultores inicialmente interessados em agregar a renda através da cultura do pescado. Também estiveram no local, representantes da Secretaria Municipal da Agricultura, Epagri local, Banco do Brasil e vereadores.

Jornalista Profissional  0004057 SC e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Salete