Comunidade Saletense debate a Saúde

A Secretaria da Saúde e Promoção Social de Salete realizou na sexta-feira (15) a partir das 13h nas dependências do Clube Esportivo e Recreativo Salete a 2ª Conferência Municipal de Saúde. No debate a população, líderes comunitários e autoridades discutiram a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), novas políticas/administrativas e adequações no atendimento ao público.

A palestrante da temática "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro", a secretária da saúde da cidade de Montenegro no Rio Grande do Sul, Ana Maria Rodrigues, relatou a importância da qualificação e ampliação da atenção básica. “Precisamos consolidar a melhoria da atenção básica pois ela é a porta de entrada para o SUS”, afirma.

No discurso o prefeito de Salete Juares de Andrade lembrou os investimentos do município na área. "Destinamos a receita de impostos para a saúde, a mais do que é exigido por lei, que é de 15%", enfatizou.

A administração municipal investe também em auxílios para exames médicos e repasse ao Hospital e Maternidade Santa Terezinha. No uso da palavra o secretário municipal de saúde, Aristides Borguesan, comentou sobre o Programa de Atendimento da Saúde da Família do Trabalhador Rural. “Com as novas ações pretendemos garantir um melhor atendimento ao público”, conclui.

Também em mesas redondas os participantes apontaram propostas para a melhoria do atendimento da saúde e elencaram ações para serem levadas pelos delegados municipais para a Conferência Estadual da Saúde.

Jornalista Profissional  0004057 SC e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Salete