Dia de festa e aprendizado para agricultores de Salete
Na quinta-feira (18) aproximadamente 200 agricultores da cidade de Salete participaram do V Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite. O evento ocorreu no Clube Esportivo e Recreativo Salete com intuito de levar conhecimentos sobre a qualidade da produção leiteira, e motivar os produtores na continuidade da Agricultura Familiar, que representa 44% do movimento econômico do município.
O Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite teve início às 9h30min com a inscrição dos agricultores e um café. A primeira palestra do dia foi sobre a Instrução Normativa 51, com Sérgio Bajaluk, veterinário e Fiscal Federal Agropecuário do MAPA. O palestrante apresentou o regulamento técnico de produção, identidade e qualidade do leite. “Aproveitei para passar dicas que fortaleçam a busca na qualidade do leite, para que com isso, eles consigam um valor agregado cada vez maior”, conclui.
Ao meio dia foi servido um almoço aos participantes. No período da tarde, ocorreu a palestra Motivação e Sucessão Familiar, com Ainor Lotério. O palestrante motivou os agricultores com raciocínios concisos e claros, dinâmicas de grupo, música, oratória firme, e com uma pitada de bom-humor que alegrou a plateia. Além de palestras, durante o evento foi realizado o sorteio de brindes e exposto máquinas e produtos agrícolas, voltados à produção leiteira.
O V Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite foi uma realização da Prefeitura de Salete através da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, com a parceria da Epagri, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Governo do Estado de Santa Catarina – 34ª SDR de Taió, Banco do Brasil, Cravil e Câmara de Vereadores.
Odair José Ferreira
Jornalista Profissional 0004057 SC e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Salete