Etapa Regional da Olesc foi um Sucesso para os municípios sedes

Os municípios de Taió e Salete, no Alto Vale do Itajaí, deram uma prova de superação ao organizarem a etapa Centro-Oeste da 11ª Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), entre os dias 12 e 16 deste mês. Participaram alunos de 13 a 16 anos, representando 30 municípios, nos dois naipes de basquete, futsal, handebol e vôlei. Esta etapa estava marcada para o período de 9 a 13 de setembro, mas teve que ser adiada devido à enchente que atingiu a região naquela época.

É neste ponto que fica caracterizada a superação. Em menos de 30 dias, os dois municípios tiveram que se reestruturar, redefinir a programação envolvendo locais de jogos, de alojamentos, locais para a alimentação e formas alternativas de transporte para mais de 1.000 desportistas que estiveram nos dois municípios, entre atletas, técnicos, dirigentes e integrantes de equipes de apoio.

“Um evento destes, traz alegria para a nossa população tão sofrida, demonstra que a vida segue, e deixa um aprendizado muito grande. Em nosso mandato já decretamos situação de emergência 15 vezes por causa de problemas com o tempo e, hoje, estamos vendo esta grande integração dos nossos jovens com alunos de toda a região, a solidariedade dos visitantes com o nosso povo, formando uma grande amizade”, destacou o prefeito de Salete, Juares de Andrade.

A valorização, de acordo com o prefeito, foi demonstrada quando o governo do Estado, através da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), destinou aos pequenos municípios a oportunidade de ser a sede do regional Centro-Oeste da Olesc. “Só temos a agradecer, pela oportunidade de organizar um evento tão grande, pelo carinho e prestatividade de todos. Estamos felizes por terem confiado na gente. Este evento deixou uma marca, uma semente foi plantada”, garantiu.

Uma sensação de alívio e de missão cumprida

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Taió, Hugo Lembeck “foi um grande desafio, principalmente no período pós-enchente, pois tivemos problemas de ginásios e em locais de alojamentos. Mas com o apoio dos dois municípios conseguimos cumprir a missão e, também, demonstrar o quanto é importante interiorizar os grandes eventos”. No encerramento, Hugo acrescentou: “Com a certeza de que damos conta do recado, fica uma sensação de alívio, principalmente pelo medo que tínhamos em relação ao tempo”.

O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Alício Regueira, que também é diretor de Esportes de Salete, estava feliz porque, segundo ele, o regional da Olesc “foi um ótimo exemplo para a juventude. O evento aqui realizado serve de incentivo para a prática de esportes. Valeu a pena só em ver o envolvimento da garotada, o agito nas nossas cidades, que são pequenas. Tudo foi muito positivo”, afirmou. Salete tem apenas 7 mil habitantes; e Taió, 18 mil habitantes.

Segundo Alício, havia uma preocupação muito grande com os ginásios que foram invadidos pela água e também com os desmoronamentos nas estradas da região, que poderiam impedir os jovens de chegarem aos locais de competição. “É a primeira vez que sediamos um evento regional com modalidades de quadra e, pela receptividade de todos, estamos tranquilos, cientes de que tivemos dificuldades, mas também houve superação de todos os envolvidos”, reforçou.

Já a diretora do departamento de Esportes de Taió e vice-presidente da CCO, Naiara Garcia Tibola, que sempre foi atleta de vôlei e disputou a Olesc até a edição de 2003, garantiu que “organizar e sediar esta etapa regional foi de grande expectativa e ansiedade, principalmente após a enchente. O nosso município deu uma parada depois de tanta chuva, e agora, com esse movimento todo e a alegria dessa juventude, parece que estamos voltando à tranquilidade. O envolvimento de toda a comunidade nos faz reviver momentos de muita alegria”, enfatizou, acrescentando que “este é um marco para a história da cidade. Os reflexos veremos nas nossas crianças”, projetou.

E o coordenador geral do regional Centro-Oeste da Olesc, Osvaldo Juncklaus, destacou que foi importante a região definir os seus representantes na etapa estadual da Olesc, que ocorre de 25 de outubro a 1º de novembro, em Chapecó. “A situação era anormal. O trabalho dos municípios de Salete e de Taió e da 34ª Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) foi exemplar para viabilizar a realização deste evento. A sensação é, realmente, de dever cumprido”.

No regional Centro-Oeste foram definidas 24 vagas (12 no feminino e 12 no masculino) para a etapa estadual da Olesc. Dos 30 municípios envolvidos, 12 conseguiram classificar uma ou mais equipes. Ao todo, 68 times participaram do evento, promovido pelo Governo do Estado, através da Fesporte, com o apoio da 34ª SDR e das prefeituras de Taió e de Salete.

Com Informações de Geraldo De Cesaro – Jornalista da Fesporte

Jornalista Profissional  0004057 SC e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Salete