Produção de peixes garante boa rentabilidade
Muitos produtores de peixes com o passar do tempo pararam a produção, devido a falta de estímulo e também por terem desacreditado e não investido mais no cultivo. Em Salete, Barra do Cipriano o agricultor Euclidio Hellmann, alugou seus açudes ao produtor Ildo Klaumann de Aurora. Na última semana acompanhamos a despesca em um açude. Em cerca de 12 (doze) mil metros cúbicos de água o produtor despescou 18 toneladas de peixe.
Segundo o senhor Ildo “o olho do patrão engorda a criação”, o produtor de peixes deve sempre se basear nesta frase, pois se você não cultivar com amor, garra, empenho, sua produção será da mesma forma. “O cultivo de peixes rende bons lucros, dependendo da forma como os alevinos são tratados.” completou. Para a produção ter qualidade e rentabilidade outro segredo que ele explica é que “a ração tem que ser de boa qualidade e na quantidade certa”.
Em sua propriedade o senhor Ildo tem uma planilha de controle, da qual ele controla tudo, data de entrada dos alevinos, tipo de ração, quantidade, todo o processo tem que ser controlado para que o ganho em produtividade seja contínuo. Ele explica que “cada 10.500 quilos de ração produzem 10.000 quilos de peixe. Essa cultura se baseia em um cultivo técnico no qual propõem que em cada metro cúbico de água sejam cultivados 3 peixes, em um ano cada peixe irá produzir 700 gramas de carne”.Os peixes cultivados são: Tilápia, Carpa Capim, Carpa Húngara, Cabeçuda e traíra. “Só não tem lucro quem não quer.” Encerrou.