Agentes Comunitárias de Saúde de Salete e Rio do Campo se formam

Ocorreu na segunda-feira (8), a formatura de 30 Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) das cidades de Salete e Rio do Campo. A solenidade foi realizada às 10h no Clube Esportivo e Recreativo com a entrega dos certificados. Esteve presente no ato o prefeito Juares de Andrade, vereadores dos municípios, secretários municipais e representantes da Escola Técnica de Saúde de Blumenau (ETSB).

A formação coordenada pela ETSB em parceria com os municípios foi exigência do Ministério da Saúde. O curso teve uma carga horária de 400 horas/aula, sendo 120h de concentração (teórica) e 280h de dispersão (ensino em serviço), onde a orientação foi realizada por profissionais da saúde e educação.

Na realização dos serviços as ACS percorrem as residências de inúmeras localidades para fornecer orientações de prevenção a doenças e quando necessário, encaminham as pessoas que apresentam algum problema de saúde para o atendimento médico. Através destas visitas também avaliam as condições de higiene das casas, detectam problemas relacionados à violência doméstica, entre outros.

Com a formação as ACS afirmaram que melhoraram na qualidade do atendimento prestado através do Sistema Único de Saúde – SUS, realizando um atendimento mais qualificado e eficaz no trabalho nas comunidades.

Assessor de Comunicação da prefeitura de Salete