Idosos contam histórias para as crianças na sala de aula
Resgatar e valorizar o passado de pessoas que fizeram e fazem parte da história de Salete. Com esse intuito a secretaria de educação, cultura e desporto promove o concurso Literário “Lembranças do Passado”. Idosos vão às escolas da rede de ensino municipal contar aos alunos como eles viviam antigamente e os desafios enfrentados.
No dia 11 de novembro, alunos da 8ª série da escola de ensino fundamental Bernardo Rohden receberam a visita da senhora Marta Fuchter Hellmann. “Dona Marta”, como é conhecida, contou as crianças como era a vida no início da colonização da cidade e os desafios do dia a dia. “Vim com minha família para Salete em uma viagem da cidade de Brusque. Foram sete dias que viajei dentro de um balaio amarrado em um cavalo”.
A cada história contada os alunos ficavam com os olhares atentos e somente se movimentavam para dar gargalhadas quando Dona Marta sorrindo, comentava as travessuras aprontadas com os irmãos. Ao falar sobre a escola da época ela procurou demonstrar nas palavras o quanto era difícil estudar, “quando chovia era muito doloroso ir à aula, as estradas não tinham pedras, era muita lama”, afirma.
Ao final da conversa ela deu uma dica as crianças, “lecionei por três anos, por isso, falo para vocês leiam, leiam e leiam”. Por fim Dona Marta recebeu palmas pela prazerosa manhã proporcionada para os alunos. Com o concurso “Lembranças do Passado” todas as séries das escolas da rede municipal deverão receber a visita de algum idoso.
Além das histórias contadas, os alunos visitarão conforme cronograma o museu de antiguidades, localizado na comunidade de São Luiz, na propriedade de Bruno Tamanini. Após as visitas e conversas eles confeccionam textos literários, desenhos, frase ilustrada, poesia e texto em prosa. A premiação dos melhores trabalhos será de troféus e livros.
Odair José Ferreira
Assessor de Comunicação da prefeitura de Salete