Coopersalete recebe equipamentos do programa de DRS

Na quinta-feira (10) às 9h reuniram-se no Auditório da Câmara de Vereadores produtores de leite da Cooperativa dos Pequenos Agricultores de Nossa Senhora de Salete (Coopersalete), representantes da Prefeitura, Banco do Brasil e Vereadores para a entrega de equipamentos.

Na reunião foi entregue um analisador de leite no valor de R$ 6.940,00 para verificar a qualidade da produção, uma geladeira industrial no valor de R$ 2.200,00 para acondicionamento do leite para teste e um notebook com impressora no valor de R$ 2.578,00 que ficará com um sócio para desempenhar o controle interno das atividades.

Todos os equipamentos foram adquiridos pelo Banco do Brasil (BB) através do programa de Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS). “Com essa estruturação poderá ser realizado o controle da qualidade do leite e a organização administrativa da cooperativa gerando mais lucratividade para os associados”, enfatizou o gerente da agência de Taió, Gilson Walther da Silva, na entrega dos aparelhos.

O gerente também comentou na reunião a existência de um projeto da Coopersalete para aquisição de um caminhão para o transporte da produção. “O BB esta junto não só no interesse da cooperativa, mas também no desenvolvimento da renda per capita do município”, ressaltou.

No uso da palavra o idealizador da cooperativa, o Engenheiro Agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), Julio César Melim, enfatizou a participação do banco e principalmente dos agricultores por acreditar no projeto. “A implantação surgiu da necessidade do aumento da renda dos produtores, muitas estratégias foram executadas para chegar nessa estruturação”, comenta. Em menos de um ano o capital em bens materiais da Coopersalete já soma quase R$ 12 mil.

Para a implantação da cooperativa fizeram parte do Programa de DRS, a Epagri, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Salete, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Cravil, Banco do Brasil, Associação Comercial Saletense e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Salete