Alimentação Escolar em pauta na rede municipal de ensino

Integrantes do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar de Santa Catarina (CECANE/SC) por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) reuniram-se na Prefeitura de Salete na quinta-feira, 28 de abril, com membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

A reunião presidida pelas Nutricionistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luana T. Pereira e Michele V. Ebone teve como objetivo prestar através do CECANE uma assessoria para auxiliar nas atividades relacionadas à execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Os principais pontos debatidos foram o demonstrativo sintético anual da execução físico/financeira do PNAE de 2010; Parecer do CAE referente ao ano de 2010; Regimento Interno do CAE; Chamada pública para a compra de alimentos da agricultura familiar e o cardápio vigente do município. Também, os participantes realizaram visitas in loco em alguns ambientes de preparo das refeições para avaliação, segundo a Secretária de Educação, Soely de Fátima O. Bonin, o objetivo foi orientar os conselheiros municipais a realizarem o roteiro de vistorias nas escolas e de como proceder às mesmas.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas. A meta é atender as necessidades nutricionais dos estudantes durante a permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.

Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Salete