Garoto emociona na abertura do regional da Olesc
A festa de abertura do regional Centro-Oeste da 11ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), no ginásio Roberto Schreiber, em Salete, foi simples e objetiva, mas incomum. Quem brilhou foi o garoto Geandro Schlickmann, de 13 anos, aluno de Música da escola de projetos Machado de Assis, do município de Salete, há pouco mais de dois anos. Ele interpretou o Hino Nacional Brasileiro e emocionou a plateia, logo após o desfile das delegações dos 30 municípios que têm equipes disputando a competição.
O garoto estuda na 7ª série do ensino fundamental. “Eu já cantei em festas e em casamentos no nosso município, mas nunca tinha interpretado o Hino Nacional. Foi gratificante e emocionante”, contou, aliviado. Ele começou a estudar música depois de ouvir um anúncio numa emissora de rádio local sobre um curso que estava sendo oferecido na área. “Eu tenho total apoio da família e, se for preciso sair da cidade para estudar música, eu saio. Meu sonho é ser músico”, afirmou, com convicção.
Geandro disse que interpreta todo tipo de música, dependendo da ocasião. Ele mora com os pais e com uma irmã. “Nada é mais importante na minha vida do que a música”. Na sequência, houve um show com os alunos da academia Studium Dance, também de Salete, para a apresentação da coreografia Vital.
A importância do esporte na vida dos jovens
Os pronunciamentos começaram com a diretora da Fesporte, Lilian de Fátima Pinto. Ela destacou que um evento como a Olesc ganha relevância pela abrangência e pela formação dos jovens. “Aqui estão equipes de 30 municípios. E daqui sairão nossos futuros campeões: de saúde, de cidadania e envolvidos com o esporte”, conclui.
Rozi Terezinha de Souza, secretário de Educação de Taió, representou o prefeito Ademar Dalfovo, e revelou que “é difícil traduzir nossa satisfação por receber atletas, dirigentes e profissionais do esporte para tão importante competição regional”. Juares de Andrade, prefeito de Salete, ressaltou que “a prática esportiva ajuda para que tenhamos um mundo com mais saúde e espírito de equipe”.
Por fim, houve a saudação do secretário regional de Taió, Hugo Lembeck, que lembrou o esforço da equipe e dos municípios para superar as dificuldades provocadas pela enchente do mês passado na região. “Contamos com a colaboração e compreensão de todos para que este regional da Olesc seja um grande sucesso”.
Depois dos pronunciamentos, Natália Fonseca, da equipe de vôlei de Taió, fez o juramento do atleta. E Adriano Locks, atleta do futsal do município de Salete, conduziu o fogo simbólico para o acendimento da pira olímpica. A cerimônia foi concluída com a execução do Hino de Santa Catarina.
O regional Centro-Oeste da Olesc, que começou nesta quarta-feira (dia 12) vai até o próximo domingo e é classificatório para a etapa estadual, que ocorre de 25 de outubro a 1º de novembro, em Chapecó. No regional Centro-Oeste serão definidas as últimas 24 equipes classificadas (12 no feminino e 12 no masculino). A competição está sendo disputada nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei, nos dois naipes. Em cada naipe e em cada modalidade se classificam os três primeiros.
A competição é destinada a estudantes, tanto os matriculados na rede pública de ensino, quanto nas escolas particulares, na faixa entre 13 e 16 anos. Esta etapa deveria ter ocorrido entre os dias 9 e 13 de setembro, mas teve que ser adiada devido à enchente que atingiu toda a região naquele período.
Cada uma das etapas regionais premia os três primeiros por modalidade e por naipe, com medalhas, e troféu para campeão e vice, também por modalidade e naipe. Além disso, o campeão geral e o segundo recebem mais um troféu como prêmio. O regional Centro-Oeste da Olesc é uma promoção do governo do Estado, através da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e da 34ª Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), com o apoio das prefeituras de Taió e de Salete.
Odair José Ferreira
Jornalista Profissional 0004057 SC e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Salete