Regional Centro-Oeste define primeiras vagas para a Olesc nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (13), segundo dia de disputas da etapa regional Centro-Oeste da 11ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), nos municípios de Taió e Salete, no Alto Vale do Itajaí, já serão conhecidos os primeiros classificados para a etapa estadual, que ocorre de 25 de outubro a 1º de novembro, em Chapecó, no Oeste do Estado. Esta competição envolve alunos de 13 a 16 anos, da rede pública de ensino e também de escolas particulares.
No naipe feminino de basquete e de handebol, há apenas uma chave com quatro equipes por modalidade para três vagas. Como a primeira rodada foi disputada nesta quarta-feira, dia da abertura do evento, a rodada desta quinta-feira já definirá algumas vagas nessas modalidades. No basquete feminino, estão na disputa Caçador, Campos Novos, Fraiburgo e Rio do Sul. E no handebol feminino, disputam três vagas os municípios de Caçador, Joaçaba, Lages e Videira.
Nesta quarta-feira, primeiro dia de disputas, começaram todas as modalidades e nos dois naipes. No vôlei feminino, por exemplo, Videira ganhou o jogo de estreia por W.O. já que Aurora não apareceu. E Joaçaba, atual campeã do regional Centro-Oeste da Olesc, não teve dificuldades para derrotar Rio do Sul por 3 sets a 0. A largada em busca do bi não poderia ter sido melhor. Já a equipe de Lages, atual vice-campeã, estreou diante de Água Doce e também venceu por 3 a 0. Nos primeiros jogos do handebol masculino, Lages derrotou Rio do Sul e Luzerna ganhou de Videira.
O regional Centro-Oeste deveria ter sido realizado entre os dias 9 e 13 de setembro, mas teve que ser adiada devido à enchente que atingiu todo o Alto Vale do Itajaí naquele período. O evento é uma promoção do governo do Estado, através da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e da 34ª Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), com o apoio das prefeituras de Taió e de Salete.
Saiba como são conhecidos os classificados para a etapa estadual
A etapa estadual da Olesc será disputada em 14 modalidades, nos naipes masculino e feminino. Depois de 12 microrregionais e quatro regionais, ficará completo o número de equipes que estarão na etapa estadual. As disputas são acirradas, mesmo, só nas modalidades coletivas, em ambos os naipes.
Neste caso estão incluídas as competições de basquete, futsal, handebol e vôlei. “Nas demais modalidades, as equipes são denominadas automaticamente classificadas, nos dois naipes, principalmente devido ao baixo número de inscritos”, ressaltou o coordenador geral do regional Centro-Oeste da Olesc, Osvaldo Juncklaus. O evento, que ocorre em Taió e Salete, do último dia 12 até o próximo dia 16, envolve 30 municípios e mobiliza mais de 1.000 desportistas entre atletas, técnicos, dirigentes e integrantes de equipes de apoio.
Todos os anos vão para a etapa estadual 16 equipes por modalidade, tanto no feminino, quanto no masculino. Chega-se a esse número da seguinte forma: em cada uma das quatro etapas regionais, classificam-se os três primeiros, formando um grupo de 12 equipes. Além destes, garantem vaga os três primeiros da etapa estadual do ano anterior, por modalidade e por naipe, chegando a 15. E a 16ª equipe, nos dois naipes das quatro modalidades coletivas é a do município que sedia o evento.
Além das modalidades em disputa nas etapas regionais, integram o calendário da etapa estadual da Olesc, nos dois naipes, as modalidades de atletismo, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, tênis, tênis de mesa e xadrez.
Cada uma das etapas regionais premia os três primeiros de cada modalidade e naipe, com medalhas, e um troféu para o campeão e o vice, também por modalidade e por naipe. Além disso, o campeão geral e o segundo colocado, por regional, na soma total de pontos, recebem mais um troféu como prêmio.
Odair José Ferreira
Jornalista Profissional 0004057 SC e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Salete