Centro-Oeste define, neste sábado, 12 vagas para a Olesc

         Doze das 24 vagas que estavam em disputa na etapa regional Centro-Oeste da 11ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) serão definidas neste sábado, penúltimo dia de competição nos municípios de Taió e Salete no Alto Vale do Itajaí. O evento começou no último dia 12 e é classificatório para a etapa estadual, que ocorre de 25 de outubro a 1º de novembro, em Chapecó, no Oeste do Estado. A Olesc envolve alunos de 13 a 16 anos, da rede pública de ensino e de escolas particulares.           

         O penúltimo dia está reservado para a disputa dos jogos semifinais no naipe masculino do basquete e do handebol. E também os jogos eliminatórios e as semifinais nos dois naipes do futsal e do vôlei. Independentemente de quem seja o campeão e o vice de cada naipe, em cada modalidade, as duas equipes, por naipe e por modalidade, que ganham a semifinal já estarão garantidas na etapa estadual. Como são 12 semifinais sendo disputadas neste sábado, também serão 12 os times que garantem a vaga antes do último dia de disputas.           

         Até o momento foram definidos os três classificados no naipe feminino de basquete e de handebol. Restará para domingo a definição das seis últimas vagas para a etapa estadual, que serão ocupadas pelo terceiro colocado nos dois naipes do futsal e do vôlei, e no naipe masculino de basquete e handebol. No regional Centro-Oeste estão sendo definidas as últimas 24 equipes classificadas (12 no feminino e 12 no masculino). Em cada naipe e em cada modalidade garantem vaga os três primeiros.           

         Esta etapa estava marcada para o período de 9 a 13 de setembro, mas precisou ser transferida por causa da enchente que atingiu o Alto Vale do Itajaí naquela época. O evento é uma promoção do governo do Estado, através da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e da 34ª Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), com o apoio das prefeituras de Taió e de Salete.          

         Na última rodada do handebol feminino, Lages, que já tinha confirmado o título na partida de quinta-feira, derrotou Videira por 21 a 2. Depois de ficar fora do regional Centro-Oeste da Olesc em 2010, Lages retorna com o título de campeã da etapa. E a equipe de Videira, que pela primeira vez disputou o regional nesta modalidade, volta para casa conformada. “A gente sabia que iria sofrer muito. Mas vamos aproveitar estas derrotas para voltar mais forte no ano que vem”, projetou o técnico Alisson Voight.           

         No confronto direto pelo segundo lugar, Joaçaba venceu Caçador por 17 a 15 e ficou com o troféu de vice-campeã e a medalha de prata. “O segundo lugar vale muito, além do troféu. Desdenharam da gente porque só tinha uma chave de quatro equipes para classificar três. Disseram que só precisávamos ganhar uma para garantir a vaga. Mas lutamos e ganhamos dois jogos, por méritos”, destacou o técnico Raylander Alves Righi. Caçador levou a medalha de bronze. As duas equipes repetem 2010 quando conseguiram vaga para a etapa estadual.          

         A última rodada do basquete feminino teve nova vitória da campeã, Rio do Sul, que superou Caçador por 51 a 16; e Campos Novos ficou com o segundo lugar ao vencer Fraiburgo, por 40 a 11. A terceira vaga para a etapa estadual é de Caçador, mesmo com a derrota no jogo desta sexta-feira.     

 

Fase de grupos já eliminou 38 das 68 equipes                                

         O terceiro dia de competição no regional Centro-Oeste da Olesc foi marcado pelo encerramento da fase de grupos nos dois naipes das quatro modalidades. Com isso, a sexta-feira (dia 14) encerrou as disputas para 38 equipes já eliminadas e que deram adeus ao sonho de estar na etapa estadual da Olesc. Ao todo, 68 equipes, representando 30 municípios, participaram deste evento.                

         Entre as equipes eliminadas está a de vôlei feminino de Videira, que foi derrotada por 3 a 0 diante de Rio do Sul, cidade que, com este resultado, conseguiu a vaga para a etapa eliminatória, que será disputada na manhã deste sábado (15).                         

         O regional Centro-Oeste mobiliza mais de 1.000 desportistas entre atletas, técnicos, dirigentes e integrantes de equipes de apoio. Cada etapa regional premia os três primeiros de cada modalidade e naipe, com medalhas, e um troféu para o campeão e o vice, também por modalidade e por naipe. Além disso, o campeão geral e o segundo colocado, por regional, na soma total de pontos, recebem mais um troféu como prêmio. 

Classificados no regional Centro-Oeste para a Olesc

Basquete feminino: Rio do Sul, Campos Novos e Caçador

Handebol feminino: Lages, Joaçaba e Caçador 

Com Informações: Geraldo de Cesaro – Fesporte

Telefone: (48) 9946-0315

 

Odair José Ferreira

Jornalista Profissional  0004057 SC e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Salete