Agricultores participam de curso sobre Piscicultura

Iniciou nessa terça-feira (25), na câmara de vereadores, a capacitação dos agricultores de Salete, interessados em aumentar a renda familiar através da cultura do pescado. O curso teórico, organizado pela Associação para o Desenvolvimento do Modelo Alto Vale do Itajaí de Piscicultura Integrada (Ademavipi), Secretaria Municipal de Agricultura e Epagri, vai até a próxima quinta-feira (27) e ressalta desde a implantação até o mercado final.

Durante os três dias de curso o Técnico Agrícola da Epagri, Claudemir Schappo, revezará nas apresentações com o biólogo, Sérgio Tamassia. Schappo comentará as expectativas do mercado do peixe, investimentos, dificuldades e o passo a passo na efetivação da cultura do pescado.

O biólogo, Sérgio Tamassia, explanará sobre projetos e experiências do cultivo do peixe de água doce. Também, apresentará a realidade e perspectivas da Piscicultura, bem como a organização da Associação de Piscicultores de Salete, na disseminação da atividade.

Quem também participa diretamente no curso, e no projeto do pescado no município, é o técnico em piscicultura e gestor ambiental, Neimar de Souza. Através do convênio com Ministério da Pesca e Ademavipi, ele diagnosticou os agricultores que participam do curso. “Analisei o produtor que possui uma área adequada e que pode retirar a licença ambiental, para beneficiar-se dos subsídios oferecidos no Pronaf para investimentos e custeio”, ressalta.

O município de Salete possui 22 hectares de área alagada, o que faltava para a expansão da Piscicultura era a capacitação técnica. “Ao longo prazo, tenho a certeza que os agricultores reforçarão a renda familiar, além disso, com o curso a nossa meta é profissionalizar a atividade”, comenta Schappo.

Jornalista Profissional  0004057 SC e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Salete