Agricultores recebem capacitação no tratamento da água e esgoto
Agricultores de Salete participaram nos dias 3 e 8 de novembro, de duas oficinas voltadas para o tratamento da água e esgoto das propriedades rurais. Os cursos ministrados pela Epagri unidade municipal e regional de Rio do Sul foram compromissos da Copersalete com o Programa SC Rural do Governo do Estado. Nos dois encontros estiveram presentes mais de 60 agricultores, interessados em proporcionar uma melhor qualidade de vida às famílias.
No dia 3 de novembro, os agricultores participaram da Oficina de “Tratamento de Água”, realizada na propriedade do senhor Dorvalino Cipriani, em Santa Margarida. A extensionista da Epagri de Salete, Helenir Beumer Tambosi, apresentou a eles o sistema de filtros lentos, que resulta no tratamento da água de riachos para consumo humano e utilização em diversas atividades da lavoura.
Nesta terça-feira (8) foi à vez dos produtores aprenderem através de uma oficina como realizar o “Tratamento de Esgoto” com o círculo de bananeiras. As atividades ocorreram na propriedade do senhor Bruno Bilck, na comunidade de Rio Alegre. “Nossa próxima capacitação será sobre a melhoria do abastecimento das nascentes, com o modelo de fonte caxambu, que protege a área, preserva e recupera a qualidade da água”, afirmou Helenir.
O município de Salete é o único da região do Alto Vale do Itajaí, contemplado através do Programa SC Rural, pois apresentou o projeto estrutural conforme solicitado e realizou capacitações com os agricultores. Os recursos que serão designados a Copersalete servirão para melhorar e estruturar as propriedades, adequar e aprimorar instalações e atividades da cooperativa, para garantir uma melhor qualidade do leite, maior lucratividade e aumento da produção.
Todas as oficinas foram realizadas com recursos do programa SC Rural, e apoio da secretaria municipal de agricultura e meio ambiente. O prefeito de Salete, Juares de Andrade, esteve presente nas atividades e destacou a importância do associativismo no meio rural. “Somente unidos vocês agricultores, poderão atingir maior lucro nos produtos desenvolvidos pela agricultura familiar”, concluiu. Gradativamente novas capacitações serão desenvolvidas para garantir os investimentos.
Odair José Ferreira
Jornalista Profissional 0004057 SC e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Salete