Cooperativismo auxilia em melhoria de renda para agricultores de Salete

Iniciou no dia 24 de novembro os trabalhos da Cooperativa dos Pequenos Agricultores de Nossa Senhora de Salete (Coopersalete), com 42 produtores. A implantação surgiu da necessidade e a busca por maior lucratividade na venda do leite, através de um diagnóstico rápido participativo, realizado no I Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite em 2007.

Coordenados pelo Engenheiro Agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), Julio César Melim, os produtores de 13 comunidades criaram um grupo gestor e através de reuniões comunitárias decidiram passo a passo a efetivação da cooperativa.

A primeira coleta do leite foi realizada pelo Laticínios Moreira, do município de Rio do Campo, com quem o grupo fechou um acordo por um preço médio de R$ 0,67 o litro. Anteriormente os produtores vendiam para nove empresas diferentes e por um valor de R$ 0,56.

Para o Engenheiro Agrônomo a parceria com o Laticínios Moreira possibilitou a implantação da Coopersalete. “Com a aceitação da empresa nesta aliança para a captação do leite a cooperativa pode ter um desenvolvimento na cadeia produtiva. Nós nos comprometemos com a formação dos produtores, orientando-os para a melhoria da qualidade do leite e eles com a industrialização e a comercialização dos produtos”, ressalta.

De acordo com levantamento do grupo gestor o município ganhará com a Coopersalete em vários aspectos: a diminuição de caminhões transitando pelas estradas, melhor preço do leite para os produtores e a empresa terá menor quilometragem de transporte e maior qualidade do produto. “Isso é o resultado de um trabalho orquestrado na busca de um desejo comum, é uma grande conquista que a organização dos pequenos produtores rurais proporciona para toda a comunidade”, comenta o Engenheiro Agrônomo.

Além destes ganhos, também o comércio do município passa a dispor dessa melhoria na renda dos produtores, neste primeiro momento calculada em R$ 12.000,00 por mês, que movimentará a economia local. Segundo o gerente do Banco do Brasil de Salete, Gilson Walther da Silva são pequenos agricultores participando de uma maior fatia do mercado, "esta inserção é uma das metas do programa de Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS) do Banco do Brasil", afirma.

Para a implantação da Coopersalete fizeram parte do Programa de DRS, a Epagri, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Salete, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Cravil, Banco do Brasil, Associação Comercial e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Assessor de Comunicação da Prefeitura de Salete