13ª Festa do Santuário reunirá fiéis de todo o Estado

            O Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Salete, através da Irmandade e comissão organizadora, promove nos dias 18 e 19 de setembro a 13ª edição da Festa do Santuário e o 11º Festival de Corais do Alto Vale do Itajaí. A festa em comemoração a padroeira do município resgata as tradições católicas e reúne todo ano um grande público.

            A Administração Municipal será parceira do evento, e desempenhará as melhorias necessárias para proporcionar uma melhor acomodação aos participantes. Uma das adequações mais recentes foi o aumento do local de estacionamento. A Irmandade do Santuário também se empenha, investindo na restauração das estátuas que resgatam a história da Santa Salete.

            Na Festa do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Salete, o destaque das comemorações é o Festival de Corais, que reúne coralistas e corais de todo o Estado. A programação conta ainda com momentos de religião, entretenimento, confraternização, almoço festivo e música para animar os participantes. Na segunda-feira (19) será Feriado municipal. 

Programação: 

Dia 18 de setembro – domingo 

9h00min – Missa, presidida por D. Tito Buss, animada pelo Coral Santa Cecília e Encenação da Aparição de Nossa Senhora da Salete

10h30min – Início do 11º Festival de Corais do Alto Vale do Itajaí12h00min – Almoço de Confraternização

13h00min – Atividades de Entretenimento

14h00min – Apresentação da Escola de Projetos Machado de Assis de Salete

15h30min – Sorteio dos brindes doados para a Festa

16h00min às 19h00min – Dançante Gratuita

Dia 19 de setembro – segunda-feira – Feriado na cidade de Salete

9h00min – Missa Solene pelo dia de Nossa Senhora da Salete, Cantada pelo Coral Municipal e Benção Especial.

Após a Missa – Dia de louvor e Agradecimentos pelas Bênçãos Recebidas

A história do Santuário            

            O Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Salete é um importante centro de manifestação religiosa do Alto Vale do Itajaí, localizado no Morro da Salete. É um dos mais belos pontos turísticos e de contemplação da região. Peregrinos de todas as idades e diferentes lugares por meio da salutar veneração depositam em Nossa Senhora da Salete, sua inefável confiança.

             Chegando ao Caminho da Via Sacra ou no alto do Morro, ajoelham-se a rezar, pedindo graças, e agradecem as bênçãos recebidas. Turistas são atraídos pelas belezas desta admirável montanha que em estado de contemplação se surpreendem extasiados com a riqueza do espírito religioso presente nesse ambiente de magnífica beleza natural.  

A escolha do Morro da Salete para seminário de Joinville            

            Era abril de 1945, o Bispo de Joinville, D. Pio de Freitas, com a missão de encontrar o lugar para fundar o Seminário da Diocese, durante visita pastoral à localidade de Ribeirão Grande, sente que o Morro da Salete tem tudo para ser o lugar escolhido. Escala o Morro na companhia de um Colono para rezar e pedir luzes na decisão de escolher o lugar para fundação do Seminário. Ao ver a imagem da Nossa Senhora chorando, D. Pio não se conteve: comovido e extasiado pela esplêndida visão, ajoelhou-se e rezou longa e profundamente. Ao terminar suas orações, consultou o Colono acompanhante sobre a situação e extensão do terreno, admirou e contemplou longamente tudo o que sentia e via a seu redor. Nascia no coração do Bispo a ideia de construir no Morro da Salete o esperado Seminário.            

            No domingo seguinte se tornou público a resolução do Bispo que, em seus termos, comunicou a seguinte decisão: o Seminário Menor da Diocese de Joinville será construído no Morro da Salete, localidade de Ribeirão Grande, Distrito de Taió, Município de Rio do Sul, Estado de Santa Catarina.            

            Ao saber da notícia, o povo se encheu de alegria, comprometendo-se com apoio e trabalho para que a obra prometida fosse construída. Os trabalhos preliminares progrediram rapidamente e no último domingo de setembro de 1945, foi abençoado pelo Padre Eduardo Summermatter a pedra fundamental do grandioso edifício.            

            Assim, com a colaboração ativa da comunidade, em 19 de setembro de 1949, o “belo e magnífico prédio”, foi dado por concluído, recebendo a benção inaugural de Sua Excelência, D. Frei Inácio de Ribeirão Preto, Bispo coadjutor da Diocese de Joinville.  

*Elaboração: Irmandade do Santuário de Nossa Senhora da Salete.

Mais informações: Fone (047)3563.0194

 

Odair José Ferreira

Jornalista Profissional  0004057 SC e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Salete