População Saletense é convidada para elaboração do PMSB

A população do município de Salete poderá participar na próxima segunda-feira (26), da audiência pública da terceira etapa do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). A reunião ocorrerá às 19h no auditório da Câmara de Vereadores, presidida pelos responsáveis da elaboração, o Consórcio MPB, ESSE e Sanetal. A proposta da melhoria do saneamento básico é uma das preocupações do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

O objetivo do encontro será engajar a sociedade na elaboração da versão preliminar do PMSB de Salete. Nesta etapa, são três fases de desenvolvimento. A primeira consiste na elaboração dos programas de monitoramento e avaliação de resultados para análise do poder público, assim como o impacto das ações na qualidade de vida da população envolvida.

Para a segunda fase, está previsto a elaboração de um Sistema de Informações Geográficas (SIG), para apresentação e análise dos diagnósticos do PMSB. O SIG contém um banco de dados associado à ferramenta de geoprocessamento para facilitar a manipulação de informações e a visualização de cada serviço ofertado pelo município, o qual permite identificar problemas e aperfeiçoar decisões.

A versão preliminar do Plano Municipal de Saneamento Básico é elaborada na última fase. Este documento apresenta a metodologia aplicada na elaboração do estudo e os programas, projetos e ações necessárias para atingir os objetivos e as metas. Além disso, conta com as fontes de financiamento dos serviços públicos de saneamento básico e ações para emergências e contingências.

Jornalista Profissional  0004057 SC e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Salete