Município de Salete apresenta resultados no III Encontro Nacional do Projeto Educando com a Horta Escolar em Natal – Rio Grande do Norte
O Projeto Educando com a Horta Escolar, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Salete, MEC,FNDE e FAO, durante o ano de 2009, parte do entendimento de que, por meio da promoção da ação escolar e de uma educação integral do educando, é possível gerar mudanças na cultura da comunidade no que se refere à alimentação, à nutrição, à saúde e à qualidade de vida de todos, sobretudo, tendo a horta escolar como eixo gerador dessas dinâmicas.
A Secretária de Educação Soely de Fátima Oliveira Bonin Destaca que: “falar de educação, sem falar em qualidade de vida, torna-a insípida, partindo do princípio que a escola lida diretamente com a vida de pessoas que estão em formação e precisam ser orientadas quanto à sua existência como ser, como cidadão, como alguém responsável pelo cuidado com a terra e com a vida do planeta” encerrou a secretária.
A nutricionista da Prefeitura Municipal de Salete Susana Lago afirmou que: “a horta, como estratégia de aprendizagem, propicia que os educandos construam conhecimentos e habilidades que lhes permitem produzir, descobrir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada, saudável e segura, contribuindo com a inserção de mais legumes e verduras na alimentação escolar e familiar” concluiu a nutricionista.
Para o técnico agrícola Juares Locks da área de meio ambiente: “entendemos que é preciso incentivar à produção de hortas como instrumento pedagógico capaz de levar os educando a refletirem sua relação com o ambiente em que vivem, estimulando-os a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza, com o ambiente escolar, com a vida da comunidade, com a sustentabilidade do planeta e com a valorização das relações com a sua e com as outras espécies” encerrou o técnico agrícola.
Partindo do pressuposto que a escola precisa estar atenta às necessidades cotidianas da sociedade e estar inserida nela, a Prefeitura Municipal de Salete, entende que a horta escolar significa um mecanismo de inclusão de hábitos necessários a qualidade de vida de nossos educandos e sendo assim transferidas as suas famílias.
O trabalho foi realizado por meio de formações continuadas com professores, pais, manipuladores de alimentos, agentes de serviços gerais, conselho de alimentação escolar e grande participação da comunidade e educandos.
Assim, percebemos a importância e a necessidade de realizar este projeto, uma vez que visa demonstrar que é possível tornar nosso currículo flexível, mudança da prática pedagógica, gerar mudança de hábitos alimentares, buscando cada vez mais a qualidade de vida de cada cidadão.
A Prefeitura Municipal de Salete, esteve presente na Cidade de Natal – RN., para participar da socialização e trocas de experiências vividas pelos 74 municípios do País participantes do Projeto, onde juntamente com os coordenadores municipais das três áreas de formação, apresentou a experiência vivida neste município o qual faz parte da 3ª. Geração do projeto educando com a horta escolar.
Na oportunidade os municípios participavam com painéis e exposição oral, dos quais o município de Salete foi privilegiado a fazer a sua exposição oral, único município do Alto Vale do Itajaí a mostrar sua experiência, a qual foi levada para outros países como Guatemala, Nicarágua e El Salvador, onde a metodologia apresentada ficou dentro das três áreas que abrange o projeto e pela metodologia de trabalho apresentada.