A Fundação

Colonizado por Luiz Bértoli Sênior a partir de 1925, Salete tem sua população constituída basicamente por descendentes de europeus: alemães, provenientes do sul do Estado, (região de Tubarão) e italianos,  procedentes de Nova Trento, Rodeio e Rio dos Cedros.

Denominado Ribeirão Grande como se chamava, pertencendo ao Distrito de Taió, que por sua vez  pertencia a Rio do Sul e este a Blumenau. Em 1949, passou a categoria de distrito pertencendo ao então já Município de Taió.

Em 29/12/1961 através da Resolução nº. 03/1961 da Câmara de Vereadores de Taió e da Lei nº. 799 da Assembléia Legislativa, alcançou sua autonomia político-administrativa, com o nome de Salete.

O nome “Salete” é uma reverência à Nossa Senhora da Salete, cuja imagem foi colocada em 1943 no Morro do Santuário, onde os padres seculares construíram um seminário que atualmente está sob a custódia da Congregação do Espírito Santo.