Banco Mundial visita a Copersalete

No dia 30 de março o município de Salete recebeu a visita de integrantes do Banco Mundial que vieram conhecer a Copersalete. O objetivo do grupo foi para conhecer como está a promoção do Projeto SC Rural em Santa Catarina e os novos empreendimentos pelo Estado.

Estavam presente na comitiva Álvaro Soler, gerente do Programa SC Rural/MB3, Nestor Bragnolo, consultor do Banco Mundial e Kátia Medeiros ambientalista da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação). Além disso, participaram vários sub-componentes do programa nas áreas de: Turismo Rural, Gestão de Recursos Hídricos, Defesa Sanitária Agropecuária, Gestão de Ecossistemas, Adequação de Estradas Rurais, Avaliação de Impactos e Monitoramento, Empreendedorismo e Inclusão Digital, Fundo de Investimentos, Extensão Rural, Estudos e Capacitação, Educação Ambiental Rural, Fiscalização Ambiental e Regularização Fundiária.

No auditório da Câmara de Vereadores os diretores/sócios da cooperativa apresentaram à comitiva a história da organização dos produtores de leite, os entraves e os pontos alcançados, bem como os desafios da Copersalete e os planos para o futuro. Logo após as apresentações foram visitadas duas propriedades onde os participantes conheceram a realidade vivida pelos agricultores e também alguns pontos turísticos do município.

Para o gerente do Programa SC Rural, Álvaro Soler, a Copersalete é o típico empreendimento que pode ser apoiado pelo SC Rural/MB3, pois tem todos os requisitos de organização de produtores que busca, através de seu trabalho, uma melhor inserção de pessoas no mercado competitivo, comenta. Para a implantação da cooperativa fizeram parte do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável a Epagri, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Cravil, Banco do Brasil, Associação Comercial e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Salete