Lages é campeão do regional Centro-Oeste da Olesc
Deu a lógica no último dia de competições da etapa regional Centro-Oeste da 11ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), disputada entre os dias 12 e este domingo (dia 16), nos municípios de Taió e Salete, no Alto Vale do Itajaí. O município de Lages conquistou o título da etapa, com 56 pontos. O segundo colocado foi Caçador, com 38; seguido por Rio do Sul, com 31; e Joaçaba, com 29 pontos. Na edição 2010, disputada em Caçador, o município-sede foi campeão, com Lages em segundo e Rio do Sul em terceiro no geral.
Para chegar ao título, foi decisivo ao município de Lages ter sido campeão no naipe masculino da modalidade de handebol e de futsal na manhã deste domingo E também o terceiro lugar conquistado com a equipe feminina na modalidade de futsal. Já o município de Caçador, mesmo ficando com o primeiro lugar no futsal feminino, ao derrotar a equipe de Pinheiro Preto por 10 a 2 na final, não conseguiu os pontos que necessitava para chegar ao título de campeão geral.
No regional Centro-Oeste foram definidas 24 vagas (12 no feminino e 12 no masculino) para a etapa estadual da Olesc, que ocorre entre os dias 25 deste mês e 1º de novembro, em Chapecó, no Oeste do Estado. O regional Centro-Oeste foi disputado por equipes de 30 municípios, nos dois naipes do basquete, futsal, handebol e vôlei. Em cada naipe e em cada modalidade garantiram vaga para a etapa estadual os três primeiros colocados.
Além da definição do título de campeão geral e vice, o domingo foi reservado para seis decisões: no basquete masculino, no handebol masculino e nos dois naipes do futsal e do vôlei.
No basquete masculino, disputado em Salete, Lages, que vinha de um bicampeonato do regional Centro-Oeste da Olesc, estava a uma vitória do tri, mas perdeu o título para Videira, com a derrota por 64 a 51.
O título do futsal feminino foi decidido entre Caçador e Pinheiro Preto. Caçador venceu por 10 a 2 e levou o troféu e a medalha de ouro. Já no naipe masculino, o título ficou com a equipe de Lages, que bateu Ibirama por 2 a 1 na decisão. Este foi o último jogo a terminar neste regional Centro-Oeste e foi disputado no município de Salete, onde Lages fez a festa de campeão geral.
O handebol masculino classificou para a final Lages e Luzerna. O título ficou com Lages, que venceu por 24 a 21. Caçador tinha vencido o regional Centro-Oeste da modalidade no ano passado.
No vôlei feminino, Joaçaba decidiu o título com Tangará e venceu por 3 a 0. No naipe masculino, Rio do Sul ganhou de Caçador, também por 3 a 0, levou o troféu de campeão e a medalha de ouro.
Esta etapa estava marcada para o período de 9 a 13 de setembro, mas foi retardada devido à enchente que atingiu o Alto Vale do Itajaí na época. O regional Centro-Oeste da Olesc é uma promoção do governo do Estado, através da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e da 34ª Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), com o apoio das prefeituras de Taió e de Salete.
Ao todo, 68 equipes começaram a disputa deste regional Centro-Oeste, que mobilizou mais de 1.000 desportistas entre atletas, técnicos, dirigentes e integrantes de equipes de apoio. Cada etapa regional premia os três primeiros por modalidade e por naipe, com medalhas, e um troféu para o campeão e o vice, igualmente por modalidade e por naipe. Além disso, o campeão geral e o segundo colocado recebem mais um troféu como prêmio.
Domingo definiu últimas seis vagas
Embora houvesse a decisão de seis títulos, o domingo reservava uma grande expectativa para a definição dos últimos seis classificados para a etapa estadual da Olesc. E as vagas ficaram com os times que venceram a disputa do terceiro lugar no basquete masculino, nos dois naipes do futsal, no handebol masculino e nos dois naipes do vôlei. Isso porque as duas equipes que decidiram o título, em cada modalidade e em cada naipe, já tinham garantido a vaga nas semifinais disputadas neste sábado (dia 15).
E os últimos classificados saíram dos confrontos entre Campos Novos e Fraiburgo, no basquete masculino. A vaga ficou com Campos Novos, que venceu a disputa do terceiro lugar por 74 a 34; entre Lages e Luzerna, no futsal feminino. A vaga ficou com Lages, que venceu por 6 a 3. Caçador ficou com a terceira vaga no futsal masculino ao derrotar Rio do Sul por 3 a 2.
Campos Novos e Joaçaba decidiram a terceira vaga no handebol masculino. Quem se classificou foi a equipe de Joaçaba, que venceu por 36 a 27.
No vôlei feminino, Taió derrotou Lages por 3 a 2, de virada, em uma partida emocionante, com o time da casa atrás no placar por duas vezes, e se classificou para a etapa estadual. Desde 2007 que a equipe de Taió, do técnico Tibola, que trabalha com escolinhas há 20 anos, não se classificava para a etapa estadual. Naquela oportunidade a equipe chegou em terceiro no regional. O time é formado, basicamente, por meninas de Taió, com o reforço de duas atletas de Nova Trento, segundo Tibola.
Água Doce derrotou Curitibanos por 3 a 0 na decisão do terceiro lugar e ficou com a última vaga para a etapa estadual no vôlei masculino.
Com estas seis vagas está completo o quadro de equipes classificadas nas modalidades coletivas para a Olesc, evento que envolve alunos de 13 a 16 anos, da rede pública de ensino e de escolas particulares.
Classificados no regional Centro-Oeste para a Olesc
Basquete feminino – Rio do Sul, Campos Novos e Caçador
Basquete masculino – Videira, Lages e Campos Novos
Futsal feminino – Caçador e Pinheiro Preto e Lages
Futsal masculino – Lages, Ibirama e Caçador
Handebol feminino – Lages, Joaçaba e Caçador
Handebol masculino – Lages, Luzerna e Joaçaba
Vôlei feminino – Joaçaba, Tangará e Taió
Vôlei masculino – Rio do Sul, Caçador e Água Doce
Equipes classificadas no regional Centro-Oeste por município
Caçador – 5
Lages – 5
Joaçaba – 3
Campos Novos – 2
Rio do Sul – 2
Água Doce – 1
Ibirama – 1
Luzerna – 1
Pinheiro Preto – 1
Taió – 1
Tangará – 1
Videira – 1
Com Informações de Geraldo De Cesaro
Telefone: (48) 9946-0315
Odair José Ferreira
Jornalista Profissional 0004057 SC e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Salete