APAE de Salete inicia amanhã a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e Múltipla

Para reflexão, debate e orientação dos trabalhos na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Federação Nacional das Apaes propõe, como tema central neste ano, o enfrentamento às diferenças que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla e as famílias vivenciam diariamente para inclusão social.

O tema da campanha “Desafiando os limites, diminuindo as diferenças”, remete ao espírito de luta e garra das pessoas com deficiência e também dos apaeanos que têm, nestes supostos limites a motivação para superação deles, o que, consequentemente, vêm diminuindo as diferenças sociais e o preconceito nestes 59 anos de existência das Apaes.

Nesta quarta-feira (21), os alunos da Apae Raio de Sol, da cidade de Salete, iniciarão uma programação de atividades para comemorar a data, que ocorrerão de 21 a 28 de agosto. A primeira ação, que envolverá várias apresentações artísticas, cívicas e culturais, será o tradicional café no gabinete do Prefeito de Salete, Juares de Andrade.

Conforme divulgado pela diretora da Apae, Lenir Teresinha Ângelo Locks, as diversas atividades alusivas a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Salete, contarão com passeios, visita aos governantes (Legislativo/Executivo) e outros municípios, apresentações culturais e amostras de trabalhos.

O movimento Apaeano em todo o Brasil comemora a Semana do Excepcional desde a sua instituição em 1964, como espaço de compartilhamento interno e de interlocução com a sociedade em geral. O objetivo é à promoção humana e a inclusão social da pessoa com deficiência. Anualmente os temas são atualizados, buscando a modernização das ideias e ações. Confira o cronograma e venha participar:

21/08 Quarta-feira – Período Matutino

– Café com o Prefeito.

– Apresentação de um vídeo "Mesmo assim te louvarei".

– Apresentação cultural dos alunos da Apae em parceria com a Academia Studio "L".

22/08 Quinta-feira – Período Vespertino

– Tarde diferente proporcionada pela Papitu´s Lanches com direito a X-Salada, bata frita e refrigerante.

23/08 Sexta-feira – Período Vespertino

– Os alunos da Apae de Salete visitarão a Apae de Taió.

26/08 Segunda-feira – Período Vespertino

– Tarde da Beleza, sendo proporcionada pelos amigos da escola, cabeleireiras e manicuras de Salete.

– Participação dos diretores das escolas de ensino regular, com o tema Inclusão.

27/08 Terça-feira – Período Matutino/Vespertino

– 9h haverá uma palestra com a enfermeira Eliane Muller Blasius com o tema Higiene e Prevenção.

– 10h haverá um cinema sobre o tema exposto na palestra.

– 18h30min os alunos e professores participarão da Sessão na Câmara de Vereadores de Salete.

28/08 Quarta-feira – Período Vespertino

– Tarde cultural a partir das 13h30min com apresentações culturais dos alunos das escolas de ensino regular de Salete.

*Durante toda a semana haverá na escola a exposição de artesanato realizados pelos alunos e professores da Apae e também produtos confeccionados pelo Clube de Mães.

Jornalista MTB 0004057/SC  e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Salete