Comunidade Saletense debate a participação das famílias nas escolas

Consciente da importância de promover a participação de pais e responsáveis na vida escolar, a secretaria de educação, cultura e desporto da cidade de Salete, realizou na segunda-feira (31) e na terça-feira (01) uma oficina sobre a Mobilização Social pela Educação. O encontro ocorreu no auditório da Câmara de Vereadores do município e reuniu representantes do Poder Executivo, Legislativo, educadores, empresários, entidades e pessoas de diversos órgãos públicos.

Durante a oficina foram apresentados aos participantes às metas, estratégias, estatísticas do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), exemplos da implementação em outros locais e prestado orientações para aplicar boas práticas de mobilização no município de Salete.

De acordo com a secretária de educação, Soely de Fátima Oliveira Bonin, o objetivo do debate foi preparar os profissionais da educação, empresários, entidades e a comunidade no geral para incentivar o envolvimento dos familiares no cotidiano estudantil.

Para realizar os trabalhos uma cartilha do MEC serviu de embasamento nas ações durante a oficina. "Solicitamos exemplares da cartilha por acreditar na importância da participação dos pais na vida escolar das crianças, por isso esse planejamento, para que em 2014 os professores estejam preparados nas unidades para aplicar as orientações deste material", destacou a secretária de educação.

O treinamento organizado pela consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco, Dóris Cardoso Prudente Bertolino, foi baseado nas orientações da cartilha do MEC “Acompanhem a vida escolar dos seus filhos”. De forma abrangente e aprofundada diversas atividades e dinâmicas nortearam os participantes na busca por soluções que melhorem a educação municipal.

No encerramento os participantes receberam um certificado da Oficina da Mobilização Social pela Educação, com carga horária de 12 horas. No uso da palavra o prefeito Juares de Andrade enalteceu o trabalho de todos e lembrou que a busca pela excelência neste setor vem sendo preparada desde 2009. “A força e a união da comunidade e do voluntariado faz a sociedade melhorar. Tenho certeza que daqui sai um compromisso sério, um aglomerado de soluções e iniciativas para a formação das nossas crianças e jovens”, destacou.

Jornalista MTB 0004057/SC  e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Salete