Município de Salete é contemplado por mais um Kit Transposição

Na sexta-feira (26), o município de Salete recebeu mais um Kit de Transposição de Obstáculo da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina. A ponte pré-fabricada possui 10 metros de comprimento por cinco de largura e será instalada no Bairro Bela Vista, próximo ao asfalto de acesso ao Morro do Santuário.

O prefeito, Juares de Andrade, comemorou a conquista do segundo kit de transposição. “Neste ano já instalamos uma estrutura desta na comunidade de Barra Grande. Agora vamos resolver um problema na área urbana. Estas reabilitações, com a troca de pontes de madeiras por concreto, só é possível pela parceria com a Secretaria de Estado da Defesa Civil”, frisou.

O próximo passo para a instalação do kit de transposição será realizar o projeto estrutural, depois será licitado o material para a construção das cabeceiras de concreto. As obras de edificação ficarão por conta da equipe da secretaria de obras e serviços. A nova estrutura que substituirá a antiga de madeira é resistente a fortes chuvas e contará com uma maior vazão.

Os kit’s Transposição de Obstáculo são pontes e pontilhões, que substituem estruturas geralmente arrastados pelas águas em enxurradas e enchentes no Estado. Construídas por estruturas de concreto armado e pré-fabricadas tem custo 50% mais baixo, com no máximo 12 metros de comprimento por cinco de largura. Produzidos em escala industrial, eles são ferramentas importantes no enfrentamento aos desastres para pequenas pontes do interior.

Jornalista MTB 0004057/SC  e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Salete