Alunos concluem primeira etapa de formação para Bombeiros Comunitários

No sábado (04) mais de 40 cidadãos concluíram o curso básico de atendimento a emergências (CBAE), promovido na cidade de Salete em parceria com Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina através do pelotão de Taió. As capacitações foram ofertadas aos interessados, pois o município será contemplado pelo projeto inédito no Estado de instalação da “Brigada Municipal de Incêndio”. Também no ato cinco bombeiros comunitários receberão uma promoção de cargo.

A solenidade de encerramento do CBAE foi aberta ao público e contou com a presença de militares do corpo de bombeiros, alunos, familiares e autoridades locais. A cerimônia iniciou a partir das 10h, na frente da prefeitura, no Centro. Além do juramento, um dos momentos especiais foi o batismo dos alunos com o tradicional banho de formatura. No uso da palavra o prefeito, Juares de Andrade, enfatizou o trabalho conjunto para formar os novos agentes comunitários de proteção civil.

“Hoje é um dia de comemorar. Vocês são guerreiros e pessoas de bem por se mostrarem prestadoras deste belíssimo serviço voluntário. Esta luta para conseguir este projeto da Brigada Municipal de Incêndio é de mais de oito anos, e só aconteceu pelo esforço conjunto destas entidades e com o auxílio do vereador Eduardo Schuvedler, grande defensor desta ideia”, comentou o prefeito.

O curso CBAE foi ministrado por militares do Corpo de Bombeiros de Taió e Bombeiros Comunitários. No total os participantes tiveram 40h de aulas em três módulos. As matérias abrangeram noções de percepção e gestão de riscos, primeiros socorros, prevenção e atuação inicial em acidentes e incêndios, com avaliações teóricas e práticas. Para conseguir o certificado de conclusão os alunos obtiveram frequência mínima de 75% e notas finais acima de sete nas disciplinas.

O 2º tenente do pelotão do Corpo de Bombeiros de Taió, Arthur Roberto Vogel Filho, parabenizou os formados e comentou que com a primeira etapa concluída eles podem seguir para o Curso Avançado de Atendimento a Emergências (CAAE) e posteriormente se formar como bombeiros comunitários. Também, poderão participar do concurso público que será aberto para compor as vagas da Brigada Municipal de Incêndio, em Salete.

“O CAAE terá a finalidade da formação do agente comunitário de proteção civil nível II e brigadista particular, o curso capacitará para atuar no auxílio da comunidade em emergências e tornará apto a se candidatar ao ingresso no serviço comunitário do Corpo de Bombeiros Militar. Estará inserido nesta capacitação o atendimento pré-hospitalar, o controle de incêndios, a prevenção e sistemas preventivos, a brigada de incêndio e o estágio operacional”, comentou o Tenente.

Mais informações:

2º tenente CBM de Taió Arthur Roberto Vogel Filho