Orientação e prevenção mobilizou a cidade de Salete

              Mais de 270 pessoas participaram na sexta-feira (24), do dia “D” referente ao movimento Outubro Rosa. A prefeitura de Salete por meio da secretaria de saúde e promoção social promoveu das 8h às 16h na Praça Raimundo Tamanini, no Centro, diversas atividades educativas, de lazer e de atendimento e prevenção.  

              De acordo com dados da secretaria de saúde a ação preventiva apresentou números satisfatórios. Foram procedidos 851 testes rápidos entre HIV, sífilis, hepatite B e C e glicêmico (HGT). Ainda feitas 260 aferições de pressão arterial. Também foram agendados 32 exames preventivos, 56 de mamografia através do Programa “Mutirão de Exames” com um custo reduzido e 17 mamografias gratuitas pelo SUS. 

              Para a secretária de saúde e promoção social, Sandra Bittencourt Longen, a mobilização no dia “D” alcançou o êxito. “Tivemos um grande número de participantes entre mulheres e homens. Contudo não posso deixar de agradecer aos 36 profissionais da área da saúde que estiveram diretamente envolvidos nas atividades. Com a cooperação desta equipe atingimos nosso objetivo de chamar atenção da sociedade, e neste mês em especial as mulheres”, comentou. 

              O prefeito, Juares de Andrade, parabenizou a toda a equipe da saúde pela mobilização. “O objetivo do Outubro Rosa foi chamar a atenção das mulheres na luta contra o câncer de mama, além de conscientizar o público feminino sobre a importância de realizar exame de mamografia anualmente. Cada vez mais queremos aderir as estas campanhas de conscientização para toda a sociedade. Com certeza a prevenção é a melhor forma de nos cuidarmos”, frisou. 

              No mês de novembro o município também vai aderir ao movimento “Novembro Azul”, para alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

 

Odair José Ferreira

Jornalista MTB 0004057/SC  e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Salete