Prefeitura decreta luto oficial por morte de ex-prefeito Cornélio Rohden

A prefeitura de Salete decretou hoje, quinta-feira (06), luto oficial de três dias e ponto facultativo nas repartições públicas, pela morte do ex-prefeito, empresário e colonizador do município, Cornélio Rohden. Ele faleceu na quarta-feira (05) às 23h30min no Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, aos 96 anos. O velório ocorre na casa mortuária de Salete e o sepultamento será às 18h no cemitério municipal.

Nas repartições públicas a bandeira do município esta hasteada a meio mastro, em virtude do luto. Na vida pública Cornélio foi vereador na cidade de Taió, de 1959 a 1961, e o 2º prefeito eleito de Salete, de 1969 a 1973, destaque no governo para a construção do prédio onde ate hoje se localiza a prefeitura, inaugurado no dia 07 de novembro de 1972.

Cornélio Rohden era um empresário bem sucedido e de grande destaque nas atividades comunitárias sempre esteve à frente das entidades sociais, como igreja, hospital, escola, centros comunitários e foi um dos principais líderes do movimento emancipacionista de Salete. O falecimento deste ilustre homem enluta a população Saletense.

A vida do ex-prefeito Cornélio Rohden

Nasceu em São Ludgero SC em 16.12.1918, filho de Bernardo Rohden e Amália Voss, neto paterno de João Rohden Sobrinho e Anna Locks e neto materno de e Pedro Voss e Elisabeth Heinzen, casou-se com em Salete em 11.10.1941 com Tereza Hobold Rohden, nascida em 09.12.1918 em São Ludgero, filha de Henrique Hobold e Margaretha Lembeck.

O casal teve catorze filhos: Reinildes *26.07.1942 casada com Adelino Aguiar (netos: Amarildo, Denise, Silvana e Fábio), Alice *06.09.1943 casada com Césio May (netos: Gisele, Valberto, Emerson e Juliana), Affonso *30.10.1944 (registrado em 03.11.1944) casado com Iria Loch (netos: Rômulo Affonso, Andréa e Renata), Deolinda *23.01.1946 casada com João Moacir Cirico (netos: Carlos, Daniela e Mônica), Vilmar *08.10.1947 casado com Lorena Loch (netos: Cleiton e Marcos), Guido *12.10.1948 (registrado em 10.12.1948) casado em primeiras núpcias com Eliane Paiva (netos: Cristiene e Carlos Eduardo) e o segundo casamento com Rosa Maria Kniess (netos: Tiago, Fernanda e Patrícia), Nelson *15.07.1950 casado com Clara Scheiber (netos: Pedro Henrique e João Guilherme), Edithe *15.11.1951 casada com Sidnei Becker (netos: Hugo e Beatriz), Nilse Terezinha *20.04.1953 casada com Roberto Lapa Pires (netos: Siliane e Bernardo), Irene *18.10.1954 casada com Wolfram E. Echelmeier (netos: Gustavo e Guilherme), Zélia *26.01.1957 casada com João Alcir Machado (netos: Roberto, João Paulo, Fernando e Maria), Genésio *08.04.1959 casado com Nati Broering (netos: Henrique, Eduardo, Mateus e Gabriel), Laércio *20.12.1961casado com Nilce Mazzochi (netos: Paula e André) e Margareth Regina *12.07.1966 casada com Augusto César Ramos (netas: Luisa e Júlia).

De família pioneira, chegou em Salete com os pais e oito irmãos em 19 de setembro de 1933, quando contava com 14 anos de idade, posteriormente, nasceram em Ribeirão Grande, mais sete irmãos, completando os quinze filhos do casal Bernardo e Amália. Realizou seus estudos primários na cidade de São Ludgero SC. Iniciou sua vida profissional na agricultura, trabalhou na indústria cerâmica em meados de 1945, e em 1946 em sociedade com seu irmão Samuel, iniciou com pequena empresa do ramo madeireiro, a qual tornou-se a maior empresa do município de Salete, inclusive após sua divisão entre os sócios em 1979, suas sucedâneas: Rohden S.A. (Cornélio) e Rohden Artefatos de Madeira Ltda (Samuel), ainda representam a maior parte do PIB da cidade.

Após sua aposentadoria, Cornélio Rohden passou a dedicar-se à atividade agropastoril que sempre foi seu hobby, criando ovelhas das raças Ille de France e Texel, e gado das raças Normando e Pardo Suíço. Além de ser um dos maiores produtores de ovinos de Santa Catarina, também tem abatedouro com inspeção municipal e comercializa cortes temperados de cordeiros de primeiríssima qualidade.

Sua vida política tem início na UDN e em 1958 elege-se vereador para o município de Taió, representando o então distrito de Ribeirão Grande. Em 1968 já inscrito na ARENA é eleito Prefeito Municipal de Salete, para a legislatura 1969/1973. Em seu período de governo destaca-se a construção do prédio da Prefeitura Municipal, aquisição de equipamentos rodoviários, reabertura de estradas vicinais, construção de 03 escolas no interior do município, instalação das ações Mobral em convênio com os governos federal e estadual, realizou a terraplenagem com pista de atletismo no campo do Seminário, o que resultou em grande feito com a inédita representação da cidade nos Jogos Abertos de Santa Catarina, onde a delegação Saletense teve grande destaque na modalidade de atletismo, formando a partir daí uma campeã brasileira de salto em distância, a atleta Carmem Schreiber.

No campo administrativo, implantou a Junta de Serviço Militar, instituiu a Bandeira do município (lei n.º 155/70), criou e implantou a Biblioteca Pública Municipal Padre Theodor Strick, promoveu com a Câmara de Vereadores e lideranças locais a primeira denominação das ruas e bairros da cidade, além da enumeração dos prédios e construções urbanas.

Os filhos do casal Cornélio Rohden e Tereza, igualmente destacam-se na comunidade pela liderança e formação. De uma família de catorze filhos, nove possuem curso superior. Além disso, o filho Affonso foi eleito prefeito municipal de Salete por dois mandatos, o irmão Samuel foi vereador por dois mandatos e o sobrinho Lino Rohden é atual vice-prefeito. Em 2007 o casal Cornélio e Tereza Hobold Rohden, recebeu da Câmara de Vereadores o título de cidadão Saletense.

Jornalista MTB 0004057/SC  e Assessor de Comunicação da