Melhoria da Habitação Rural é uma das preocupações da Administração Municipal

Proporcionar uma melhor qualidade de vida a família do meio rural através de programas e subsídios que contemplem a habitação é uma das questões levantadas como primordiais para a Administração Municipal de Salete. Durante a manhã desta segunda-feira (15), o vice-prefeito João Kniess, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e da cidade de Taió, Poder Legislativo, Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc) e SOS Sustentar reuniram-se para um encontro técnico para abordar o assunto.

A pauta pela manhã foi apresentar o passo a passo para o enquadramento nos diferentes grupos e a adesão do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), no qual o subsídio é originário do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, via Caixa Econômica Federal. No período da tarde às 14h ocorreu uma reunião com os agricultores interessados, onde foram prestados os esclarecimentos e as primeiras ações que serão tomadas. O encontro reuniu mais de 100 pessoas nas dependências do Salão Paroquial, no Centro.

A iniciativa do PNHR visará subsidiar a construção de novas unidades habitacionais e reformar as existentes, conforme a necessidade dos agricultores enquadrados. No Estado a entidade preponente é a Fetaesc, a empresa executora dos projetos será a SOS Sustentar, em parceria com a Prefeitura e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Salete.

Para o vice-prefeito, João Kniess, a adesão do programa é uma oportunidade de mostrar a força que os trabalhadores rurais têm na realização dos sonhos, oportunizando uma vida mais digna, com a melhoria do lar. “Sanar as necessidades dos agricultores é a nossa meta. Com as parcerias pretendemos dar uma moradia de qualidade às famílias beneficiadas”, concluiu. A expectativa é que as assinaturas dos contratos ocorram em 20 dias, após será encaminhado para análise e posteriormente iniciar as obras.

Quem pode participar?

– Pessoas físicas, agricultores e familiares desde que, morem e trabalhem na agricultura;

– Agricultor com renda familiar bruta anual de, no máximo, R$ 15 mil, comprovada pela – Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP;

– Ser brasileiro nato ou naturalizado;

– Ser maior de 18 anos, ou, se menor, emancipado com 16 anos completos;

– Apresentar regularidade do CPF na Receita Federal;

– Autorização para construção;

– Escritura, matrícula ou contrato de compra e venda, se for o caso.

Jornalista MTB 0004057/SC  e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Salete