Projeto Fanfarra de lata e materiais alternativos promete fazer bonito no desfile cívico de Salete

O Projeto Fanfarra de latas e materiais alternativos foi implantado há dois anos na Escola de Ensino Fundamental Bernardo Rohden, localizada no bairro Schreiber, em Salete. A ideia do projeto extracurricular é buscar o incentivo á cultura e também a consciência ambiental, proporcionando desta forma aos educandos o convívio com a música instrumental. Os alunos transformam materiais recicláveis, considerados lixo ou inutilizáveis, em instrumentos musicais.

Os alunos utilizam baldes, latas, garrafas, todos decorados com as cores da bandeira nacional. Porém, o que mais impressiona é o resultado da fanfarra, uma sintonia bonita, regida pelo professor Assizio Lélis Lenzi. “Foi um pouco difícil pelo fato de todos eles quererem tocar. Não é um grupo, mas é a totalidade da 1ª a 8ª série”, comentou Lenzi.

Na sexta feira, dia 30 de agosto, quando ocorreu um ensaio geral, o prefeito, Juares de Andrade, acompanhado pelo vice, João Kniess, e pela secretária de educação, cultura e desporto, Soely de Fátima Oliveira Bonin, assistiram a prévia para a apresentação no desfile de sete de setembro. Com bastante entusiasmo e dedicação, os alunos mostraram habilidade e ritmo.

Para o prefeito, Juares de Andrade, as crianças estão afinadas e de parabéns. “É um projeto fantástico onde estamos fazendo um trabalho de sustentabilidade, pensando na preservação do meio ambiente”, afirmou Andrade.

Participam da fanfarra 407 alunos, eles ensaiam toda a semana para fazer bonito no desfile cívico de sete de setembro. No dia da apresentação os alunos se dividirão entre a fanfarra, corpo coreográfico e os que desfilarão.

A reciclagem e a música são o combustível que impulsionam alunos, professores e a direção da Escola de Ensino Fundamental Bernardo Rohden. A ideia agora é ampliar os toques musicais, para apresentações em eventos do município e da região. “O nosso desafio agora é tocar o hino nacional, pagode, samba e entrar em outro ritmos”, planeja a diretora da unidade escolar, Alair Fregúlia.

Jornalista MTB 0004057/SC  e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Salete