Sábado inicia o curso de bombeiros voluntários em Salete

Neste sábado (19) a partir das 13h30min, 42 Saletenses iniciarão o curso básico de atendimento a emergências, que será ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em Salete. As aulas ocorrerão aos sábados e seguirão até o dia 25 de outubro. A conquista da capacitação foi possível através da união entre a Administração Municipal e o Poder legislativo, em especial o vereador Eduardo Schuvedler, defensor da iniciativa.

A ideia dos governantes é implantar uma associação de bombeiros voluntários, formando novos agentes no atendimento imediato a emergências e resgates no município. A direção do curso será do 2º tenente Arthur Roberto Vogel Filho, do batalhão da unidade de Corpo de Bombeiros de Taió. Porém, o corpo docente contará com mais cinco profissionais da área.

Para o prefeito, Juares de Andrade, a conquista é de toda a comunidade, desde moradores dos bairros, empresários e agricultores que eventualmente possam precisar deste serviço imediato. “Com o curso nosso objetivo é capacitar pessoas para agirem em situações de emergências, atuando em primeira resposta, e minimizar situações que possam ser desastrosas sem a agilidade no atendimento”, salientou.

O curso acontecerá em três módulos contendo 60 horas de aulas. As matérias abrangerão noções de percepção e gestão de riscos, primeiros socorros, prevenção e atuação inicial em acidentes e incêndios. As avaliações serão teóricas e práticas. Para conseguir a conclusão o aluno deverá ter frequência mínima de 75% e notas finais acima de sete em todas as disciplinas.

De acordo com o 2º tenente Arthur Roberto Vogel Filho, serão efetuadas palestras, aulas expositivas e práticas, obedecendo às condutas definidas no curso de técnicas de ensino. É recomendado que os alunos utilizem nos dias de curso uma calça jeans e uma camiseta branca. Com a conclusão os aprovados receberão ao final um certificado de Agente Comunitário de Proteção Civil.

Jornalista MTB 0004057/SC  e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Salete