Formatura da Oficina de Costura Industrial do Vestuário

No último dia 2, a cidade de Salete viveu um momento especial: a formação da Oficina de Qualificação e Aperfeiçoamento em Costureiro Industrial do Vestuário. Essa iniciativa foi fruto de uma parceria entre o Sesi/Senai e a prefeitura de Salete, por meio da Secretaria de Assistência Social. Ao longo de semanas de aulas teóricas e práticas, as alunas aprimoraram seus conhecimentos em costura, desde o trânsito das máquinas industriais até técnicas de acabamento, modelagem e confecção de peças de vestuário.

A prefeita Solange Schlichting (Chica), destacou a importância da parceria com o Sesi/Senai na promoção de iniciativas que contribuem para o desenvolvimento da cidade e para a formação de mão de obra qualificada. A Secretária de Assistência Social, Juliana Presidoneo, que foi costureira por 20 anos, demonstrou a satisfação de poder oferecer uma oportunidade de capacitação e aperfeiçoamento para as novas profissionais. Ao todo, 16 costureiras receberam o certificado e estão aptas para atuar no mercado de trabalho.

O presidente da Câmara de Vereadores, Alicio Regueira, destacou a importância do curso para a vida das mulheres e que busca novas oportunidades no mercado de trabalho. O  Gerente executivo do Sesi/Senai/IEL para o Alto Vale do Itajaí,  Giovane Honorato Carvalho, agradeceu a parceria com o município de Salete. Durante a cerimônia de formatura, no Salão da Obra Kolping, as formandas receberam seus certificados e compartilharam suas experiências e receberam homenagens dos professores e um coquetel de encerramento.

A formatura da Oficina de Qualificação e Aperfeiçoamento em Costureiro Industrial do Vestuário foi, sem dúvida, um momento de celebração e reconhecimento para os alunos, professores e parceiros envolvidos na iniciativa. Mais do que a aquisição de novos conhecimentos, essa oficina representa uma possibilidade de transformação de vidas e de contribuição para o desenvolvimento econômico da cidade.

Alexandre Salvador