Agricultores debatem produção de leite

Uma comitiva de agricultores do município de Salete,  junto com a prefeita Solange Schlichting (Chica), acompanharam a audiência pública que discutiu a crise no setor leiteiro de SC, em Presidente Getúlio. Os produtores enfrentam dificuldades com a redução do preço do leite e atribuem essa queda à importação do produto de países do Mercosul, que aumentaram mais de 180% neste ano em comparação com o mesmo período de 2022.

A prefeita Chica se solidarizou com a situação dos agricultores, que são fundamentais para a economia local.  Em Salete, o setor leiteiro possui cerca de 100 produtores rurais que movimentaram em 2022, mais de 23 milhões de reais. A prefeitura ofereceu transporte gratuito aos agricultores que participaram da audiência.

Os produtores Jocinei Back e João Gabriel Kulkamp usaram a Tribuna Livre para defender a classe. “Não é só pelo dinheiro, o agricultor que trabalha com os animais, tem amor pelo que faz”, disse Jocinei. Para João Gabriel, a crise está impactando toda a economia do estado. “Querem acabar com o nosso modelo de agricultura familiar, que serve de exemplo para o país”, relatou João Gabriel.

O encontro foi organizado pela Assembleia Legislativa de SC, e foi solicitado pelo deputado Oscar Gutz. Também participaram da audiência os deputados Maurício Eskudlark e Altair Silva, além de lideranças políticas das cidades da região. Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do Brasil e produz aproximadamente 3 bilhões de litros por ano, tem na produção leiteira a terceira maior cadeia produtiva, ficando atrás apenas da produção de aves e suínos.