Prefeitura inicia as obras do Programa SC Rural

Na segunda-feira (13) a patrulha mecanizada da secretaria de obras e serviços da prefeitura de Salete iniciou as obras do Programa SC Rural, do Governo do Estado. As melhorias, com recursos na ordem de R$ 594,5 mil, atenderão pouco mais de 17 km de estradas vicinais em três comunidades do interior do município. A expectativa é que o término das adequações ocorra no primeiro semestre de 2015.

Conforme o projeto estrutural serão recuperados trechos das estradas rurais que interligam as comunidades de Santa Margarida, Rio Platina e Rio Luiz. As adequações englobarão o alargamento da via, corte de barrancos, regularização da pista, colocação de revestimento primário de pedras e construção de galerias pluviais.

A conquista do recurso veio através de um projeto conjunto da prefeitura por meio da secretaria de agricultura e meio ambiente, Epagri local e a Cooperativa dos Pequenos Agricultores de Nossa Senhora de Salete (CoperSalete), que produz mais de 240 mil litros de leite por mês.

Em Salete as estradas vicinais possuem extrema importância econômica, social e ambiental. Elas são responsáveis pelo escoamento da produção e pela entrada de insumos agrícolas nas propriedades rurais. Além disso, o estado de conservação das vias influi diretamente no custo do transporte e na qualidade do produto transportado.

Para o prefeito, Juares de Andrade, a recuperação das estradas rurais contribuirá para facilitar o acesso aos agricultores, tornando o transporte mais rápido, incentivando o crescimento da produção e atraindo novos produtores.

“Com esta parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura pretendemos melhorar a condição de vida e fortalecer os empreendimentos da agricultura familiar. Aproximadamente 49% da arrecadação da nossa economia vêm do esforço e do trabalho do homem do campo”, frisou.

Jornalista MTB 0004057/SC  e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Salete